Monday, December 24, 2007

Balanço de fim do ano: Guarda-Redes e Defesa

Nesta segunda parte do balanço vou falar de jogadores, ou antes vou indicar alguns que acho que por uma razão ou outra são a minha equipa da primeira metade desta epoca futebolística.

Começamos pela baliza, posicão ingrata onde muitas vezes o último a ser batido é visto como o mais culpado quando na realidade quase nunca é. O número 1, dava-o a um jogador que habitualmente (e injustamente na minha opinião) usa o número 12, Quim. O guarda-redes do Benfica, que apesar de contar no Benfica com uma defesa fraca e no início da época quase não existente, de contar também com um exército de lesionados e um treinador que teve de "inventar" duplas sucessivas de centrais, apenas sofreu 8 golos. É obra quando se pensa que o meio campo defensivo das Águias é pouco ou nada eficaz.


Para defesa direito, sem dúvida Bosingwa. Levou o seu tempo, mas na segunda volta da época passada e esta época, o lateral deu um "salto" evolutivo enorme. Tornou-se um dos melhores laterais nacionais e uma opção válida a Paulo Ferreira e Miguel no onze das quinas.


Centrais: Bruno Alves (FC Porto) e Geromel (V. Guimarães). Está na altura de convocar este último para a Selecção Sub 21 pelo menos. Acho que ele já tem nacionalidade portuguesa! São os dois jovens, o primeiro uma certeza, com provas dadas e com uma maturidade adquirida que tem evitado erros cometidos no passado, especialmente em relação aos excesso nas "entradas" sobre os adversários. O segundo, jogador de grande potencial que tem demonstrado classe e serenidade dentro e fora do campo. Ainda um palavra especial para o Rolando (Belenenses) pelo bom campeonato que tem feito. Se um dos chamados clubes grande nacionais não os contratar (Geromel e Rolando) "alguém lá de fora" ainda os "rouba".


O lateral esquerdo é, sem dúvida, o Leo do Benfica. Muita experiência, muito bom tempo nas "subidas" e excelente posicionamento em campo.

Balanço de fim do ano: Equipa

Estamos no Natal e o treinador do Sporting ainda esta em funções - a tradição já não é o que era - é altura para balanços de fim de ano. Em termos de campeonato nacional o habitual o FC Porto em primeiro lugar com muito mérito, seguido pelos rivais lisboetas e a surpresa, para os mais distraídos, Vitória Sport Club, aka Vitória de Guimarães.
Era de prever que este Guimarães ia fazer um bom campeonato. Em primeiro lugar tem um dos melhores técnicos do futebol nacional, Manuel Cajuda (não fosse ele algarvio de Olhão!). Depois, mexidas no plantel foram poucas. Os jogadores que entraram eram já conhecidos do nosso futebol e muitos já tinham passado por clubes fortes (Alan no FC Porto, Carlitos no Benfica e João Alves no Sporting - nenhum com grande sucesso, mas com experiência adequirida). Ainda há que salientar que o clube tem uma das melhores massas associativas do nosso futebol. Por isso aqui fica a minha homenagem à equipa do ano do campeonato nacional, na minha opinião claro.

Sumiala 80´s hair

I found this picture on line, from the time Sumiala played for FC Twente (Holland), season 97/98 to 98/99. Just found it funny, so I put it on my blog.

Encontrei esta imagem antiga do Sumiala enquanto nevegava na net, na altura ele jogava no FC Twente (Holanda) epocas 97/98 e 98/99.

Achei graça por isso cá está ela.