Monday, December 24, 2007

Balanço de fim do ano: Guarda-Redes e Defesa

Nesta segunda parte do balanço vou falar de jogadores, ou antes vou indicar alguns que acho que por uma razão ou outra são a minha equipa da primeira metade desta epoca futebolística.

Começamos pela baliza, posicão ingrata onde muitas vezes o último a ser batido é visto como o mais culpado quando na realidade quase nunca é. O número 1, dava-o a um jogador que habitualmente (e injustamente na minha opinião) usa o número 12, Quim. O guarda-redes do Benfica, que apesar de contar no Benfica com uma defesa fraca e no início da época quase não existente, de contar também com um exército de lesionados e um treinador que teve de "inventar" duplas sucessivas de centrais, apenas sofreu 8 golos. É obra quando se pensa que o meio campo defensivo das Águias é pouco ou nada eficaz.


Para defesa direito, sem dúvida Bosingwa. Levou o seu tempo, mas na segunda volta da época passada e esta época, o lateral deu um "salto" evolutivo enorme. Tornou-se um dos melhores laterais nacionais e uma opção válida a Paulo Ferreira e Miguel no onze das quinas.


Centrais: Bruno Alves (FC Porto) e Geromel (V. Guimarães). Está na altura de convocar este último para a Selecção Sub 21 pelo menos. Acho que ele já tem nacionalidade portuguesa! São os dois jovens, o primeiro uma certeza, com provas dadas e com uma maturidade adquirida que tem evitado erros cometidos no passado, especialmente em relação aos excesso nas "entradas" sobre os adversários. O segundo, jogador de grande potencial que tem demonstrado classe e serenidade dentro e fora do campo. Ainda um palavra especial para o Rolando (Belenenses) pelo bom campeonato que tem feito. Se um dos chamados clubes grande nacionais não os contratar (Geromel e Rolando) "alguém lá de fora" ainda os "rouba".


O lateral esquerdo é, sem dúvida, o Leo do Benfica. Muita experiência, muito bom tempo nas "subidas" e excelente posicionamento em campo.

Balanço de fim do ano: Equipa

Estamos no Natal e o treinador do Sporting ainda esta em funções - a tradição já não é o que era - é altura para balanços de fim de ano. Em termos de campeonato nacional o habitual o FC Porto em primeiro lugar com muito mérito, seguido pelos rivais lisboetas e a surpresa, para os mais distraídos, Vitória Sport Club, aka Vitória de Guimarães.
Era de prever que este Guimarães ia fazer um bom campeonato. Em primeiro lugar tem um dos melhores técnicos do futebol nacional, Manuel Cajuda (não fosse ele algarvio de Olhão!). Depois, mexidas no plantel foram poucas. Os jogadores que entraram eram já conhecidos do nosso futebol e muitos já tinham passado por clubes fortes (Alan no FC Porto, Carlitos no Benfica e João Alves no Sporting - nenhum com grande sucesso, mas com experiência adequirida). Ainda há que salientar que o clube tem uma das melhores massas associativas do nosso futebol. Por isso aqui fica a minha homenagem à equipa do ano do campeonato nacional, na minha opinião claro.

Sumiala 80´s hair

I found this picture on line, from the time Sumiala played for FC Twente (Holland), season 97/98 to 98/99. Just found it funny, so I put it on my blog.

Encontrei esta imagem antiga do Sumiala enquanto nevegava na net, na altura ele jogava no FC Twente (Holanda) epocas 97/98 e 98/99.

Achei graça por isso cá está ela.

Monday, November 26, 2007

Portugal na fase final do Europeu 2008

Portugal está na fase final do Europeu! Pronto, não é nenhuma novidade.
Mas quais serão os 23 escolhidos por Scolari? Eu não sei, nem vou tentar adivinhar, mas tenho a minha opinião sobre quem levar. Os meus 23:
Quim (Benfica); Ricardo (Betis); Paulo Santos (Braga); Miguel (Valência); Paulo Ferreira (Chelsea); Bosingwa (Porto); Caneira (Valência); Ricardo Carvalho (Chelsea); Jorge Andrade (Juventus); Bruno Alves (Porto); Fernando Meira (Estugarda); Miguel Veloso (Sporting); Maniche (At. Madrid); Deco (Barcelona); João Moutinho (Sporting); Raul Meireles (Porto); Rui Costa (Sim, o do Benfica); Cristiano Ronaldo (Manchester); Simão (At. Madrid); Quaresma (Porto); Nani (Sporting); Hugo Almeida (W.Bremen) e Makukula (Marítimo). Em reserva: guarda-redes, Daniel Fernandes (PAOK); defesa central, Pepe (R.Madrid); para os laterais Ricardo Rocha (Tottenham); médio Tiago (Juventus); avançado Hélder Postiga (Porto). Os meus onze: Quim; Miguel; Paulo Ferreira; Ricardo Carvalho; Jorge Andrade; Miguel Veloso; Maniche; Deco; Cristiano Ronaldo; Simão e Hugo Almeida.

Friday, September 28, 2007

Scolari - parte seis de seis

Chegámos finalmente ao apuramento para a fase final do Euro2008. Não podemos dizer que tem sido desastrosa, mas sim muito má, tanto os resultados como as exibições. Fala-se no desconhecimento que Scolari tem da realidade e dos jogadores portugueses. Diz-se também que não vê os jogos nos estádios. E também há outros problemas. Mas tudo isto perde relevância quando se agride alguém. Nada justifica uma agressão. Nenhuma palavra merece uma resposta física. Um líder comanda pelo exemplo. Quem fala tanto em disciplina e está sempre pronto a castigar quem não consegue viver à altura das suas exigências disciplinares, não tem o direito de agir como agiu. Depois, para piorar a situação, na conferência de imprensa após o jogo, Scolari ainda foi agressivo e mal-educado para os jornalistas presentes, dizendo que nada tinha feito, tentando encobrir o que todas as pessoas viram. Ou terá sido uma alucinação colectiva? No dia seguinte proferiu um pedido de desculpa forçado e depois ainda achou que o castigo da UEFA era excessivo. Por tudo isto acho que Scolari devia ser demitido, mas o mais correcto seria ele demitir-se. Ou será que também Scolari quer uma mega indemnização à Mourinho?

Wednesday, September 26, 2007

Scolari - parte cinco de seis

No Mundial 2006 (com provavelmente a melhor equipa de Portugal desde 1966, só que com muito mais experiência internacional) tínhamos um grupo acessível, podemos até dizer fácil. A verdade é que noutras ocasiões, 1986 e 2002, também se disse o mesmo e foi o que se viu: uma atitude e arrogância que nos custou caro. Fomos eliminados nas fases de grupos. Desta vez foi diferente, três jogos com três vitórias. Depois a eliminar lá fomos os carrascos da Holanda e Inglaterra outra vez. Caímos nas meias-finais frente à França, uma equipa respeitável. Perdemos o terceiro lugar frente à equipa da casa, uma renascida Alemanha. No geral, uma muito boa participação.

Tuesday, September 25, 2007

Scolari - parte quatro de seis

Um jogo muito táctico em que quem ganhou foi o melhor dos técnicos, o que melhor conhecia o adversário e os seus próprios jogadores - Otto Rehhagel. Já agora, no jogo oficial seguinte a Grécia perdeu conta a Albânia, uma das equipas mais fracas do mundo. Há ainda que dizer que um treinador que perdesse um jogo em casa frente a Grécia antes deste europeu, e acredito que hoje também, seria crucificado em praça pública, mas nos dias depois da derrota na final do Euro2004 parecia que estava tudo bem e que tinha sido um grande resultado. Era como morar na Quinta Dimensão. Perdemos duas vezes em casa contra a Grécia. A primeira vez foi uma vergonha, na segunda um grande feito. Sabíamos que jogavam sempre da mesma maneira e que marcavam sempre da mesma maneira (com um avançado que tem provado vezes sem conta que de bom tem muito pouco) e mesmo assim perdemos.

Sunday, September 23, 2007

Scolari - parte três de seis

Em 2004 Scolari e a selecção portuguesa já estavam automaticamente qualificados, uma vez que a fase final era em Portugal. Nos últimos Europeus Portugal tinha ficado pelos quartos de final em 1996 e em terceiro em 2000. Na fase de grupos apenas a Espanha metia respeito uma vez que as outras equipas eram a Rússia (desilusão crónica nas últimas fases finais de grandes competições) e a Grécia que seria, a par da Letónia, a equipa mais fraca no Euro2004. As coisas começaram mal quando Portugal perdeu com a Grécia no primeiro jogo (impensável) depois foi o que se sabe. A equipa do Porto tornou-se a espinha dorsal da selecção e lá chegamos à final com (surpresa) - a Grécia.

Saturday, September 22, 2007

Scolari - parte dois de seis

O Brasil já vai em cinco títulos mundiais. Nos campeonatos antes de 2002 o Brasil ficou segundo em 2000 e primeiro em 1998. Scolari ou qualquer outro treinador arriscava-se a ser campeão do mundo num Mundial onde Itália, Argentina e França não existiram e em que a Alemanha chegou a uma final “batendo” na fase de grupos a Arábia Saudita e os Camarões. Mais, com um empate frente a Irlanda. Na fase a eliminar jogou contra Paraguai, Estados Unidos e Coreia do Sul ganhando 1-0 nos três jogos. Ou seja um campeonato do mundo estranho, sem grande oposição (único jogo difícil seria nos quartos de final contra a Inglaterra com uma vitória 2-1) para o Brasil.

Friday, September 21, 2007

Scolari - parte um de seis

O que dizer de um treinador que é visto por muitos como o homem que mais glória trouxe ao futebol português? Que é o treinador com mais sucesso na história da selecção portuguesa? As estatísticas diziam que sim, com 60% de vitórias antes do Arménia -Portugal e dois maus resultados em casa frente à Polónia e Sérvia. Em segundo lugar estava António Oliveira com 59,1%. Agora, após os três jogos desta época Scolari encontra-se em segundo lugar com 57,14%. Mas também não é por aí que vamos crucificar o homem. Afinal foi com ele que conseguimos a melhor classificação de sempre num Europeu de futebol com o segundo lugar em 2004 e depois um quarto lugar no Mundial de 2006. Dito assim parece que não há razões de queixa. Que tudo é bom. Que ele até é um bom treinador. Afinal não é todos os dias que se ganha um campeonato do mundo, o de 2002 na Coreia do Sul / Japão. Mas numa análise mais fria tudo isto cai por terra. Se é bom treinador ou não? Não posso responder. Nunca trabalhei com Scolari, mas os feitos dele não têm nada de extraordinário.

Wednesday, September 19, 2007

Jovens promessas


Edcarlos - mais um exemplo de uma aquisição desnecessária no futebol português. Até agora o que demostrou é que não passa de mais um jogador muito fraquinho, lento e facilmente "batido". Para isso podiam ter apostado num jovem. O Miguel Vitor (na foto) não tem desiludido e pode vir a ter um futuro no futebol português. Pelo menos seria mais uma opção para a nossa selecção. Não sou daqueles que acredita que o nacional é melhor que o estrangeiro (qualidade é qualidade), mas vale sempre a pena apostar nos jovens.

Tuesday, September 18, 2007

Sorry!

Too all the english speaking people that visit my blog, todays post is to criticize a portuguese sports pundit (Mr.Paulo Catarro) that insists calling the San Siro, Giuseppe Meazza. I know it's the stadiums official name but AC Milan supporters have always called it by its original name, San Siro. I also give a small Giuseppe Meazza bio/stats.

Giuseppe Meazza


Já agora este senhor é o Giuseppe Meazza

Podia não ser grave, mas é!

Estive a assistir ao AC Milan x Benfica na RTP comentado pelo Sr. Paulo Catarro, que insitiu em chamar "Giuseppe Meazza" ao estádio do jogo. Errado? Não de todo, uma vez que este é assim conhecido e oficialmente chamado, mas qualquer pessoa que conhece e tenha o mínimo de intresse por estas coisas do futebol sabe que quando o AC Milan joga, o Estádio é referido pelo seu outro nome "San Siro". Em lado algum é possível encontrar o nome "Stadio Giuseppe Meazza" como "casa" do Milan. Bastava ir ao site oficial do clube. Já agora, Giuseppe Meazza foi um jogador mítico do Inter que também jogou no Milan, mas apenas 2 épocas e sem grande destaque (1940-41 Milan 14 jogos, 6 golos e 1941-42; Milan 23 jogos, 3 golos), pois estava em fim de carreira. Jogou ainda na Juventus e Atalanta (uma época em cada clube) para depois voltar para o Inter (também por uma época 1946-47). Jogou 443 jogos, marcou 268 golos (365 jogos - 257 golos pelo Inter, pelo AC Milan 37 jogos - 9 golos). Espero que este pequeno texto ajude o Sr. Paulo Catarro, para a próxima vez não insultar os adeptos do AC Milan.

Sunday, September 16, 2007

European Champions / Título Europeu

The Russia Federation has won today the European Basketball Championship (EuroBasket2007) in Spain. US born ( Pittsburgh 10.08.1976) Jon Robert Holden, player of CSKA Moscow since 2002, scored the winner 2 seconds from the end. The final was played in Madrid against the host team, world champions Spain.


A Federação Russa ganhou hoje o EuroBasket2007 jogado em Espanha. Jon Robert Holden, jogador do CSKA desde 2002, nascido nos Estados Unidos (Pittsburgh 10.08.1976) mas naturalizado Russo, marcou o cesto que deu a vitória a 2 secgundos do fim do jogo. A final foi jogada em Madrid, contra a equipa da casa, os actuais campeões do mundo, a Espanha.

Origin of the blogs name/Origem do nome do blog

Antti Sumiala born( February 20, 1974 in Pori) is a Finnish footballer who currently plays for Porin Palloilijat in Kakkonen, Finland's third highest division. He plays as a striker.
Sumiala has appeared 38 times for the Finnish national team, scoring nine goals. (in Answers.com).


Antti Sumiala, nascido a 20 Fevereiro 1974 em Pori, jogador finlandês que actualmente joga no Porin Palloijat de Kakkonen. Ponta de lança que jogou 38 vezes pela selecção marcando 9 golos.